Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Faça o certo, mesmo que ninguém esteja vendo!!




Uma frase tão antiga, tão repetida e tão esquecida, Fazer o melhor sempre, independente de ninguém está vendo torna uma empresa melhor, um profissional melhor e uma pessoa melhor.

O que as duas catástrofes brasileiras, recentes, geradas por empresas têm em comum?


Após estes ocorridos é natural que haja um crescimento de fiscalização, mas estes dois acidentes (absurdos) poderiam ser evitados, não pelo medo de multa, de fiscalização que gera imagem negativa para imagem, estes acidentes seriam evitados se os empresários e demais envolvidos tivessem feito seu melhor, independente de alguém está ou não vendo.

Infelizmente esta é uma prática comum, geralmente os empresários (vou focar em empresas porque é o objetivo do blog, mas é importante entender que este tema cabe na vida profissional e principalmente na vida pessoal) são negligentes com vários aspectos de segurança porque custa "caro" (não dá para avaliar o valor das vidas perdidas, então não há investimento caro neste tipo de assunto) e não há fiscalização. O problema é que tornasse um cachorro correndo atrás do próprio rabo, um ciclo infinito, a empresa não faz por não é fiscalizado, o que obriga o governo a criar setores de fiscalização que por sua vez não possuem os investimentos necessários para fazer toda cobertura (nem vou tocar no assunto de viscais corruptíveis pois o assunto não teria fim), então a empresa sabendo que não será fiscalizada não faz até que o seja.

E assim na parte de segurança como eu disse, mas também fiscal, trabalhista e muito mais. E antes que pense, que sua negligencia não pode gerar o mesmo que estes dois casos geraram vou alertar de outro aspecto. 

Empreendedores que pensam desta forma também prestam serviços ruins, vou dá um exemplo do oposto:

Statue of Liberty 7.jpg Frédéric Auguste Bartholdi Foi o artista responsável pela Estátua da Liberdade em 1886, nesta época jamais se imaginaram que alguém pudesse um dia ver esta estátua por cima de sua cabeça (o que fazemos hoje de helicóptero ou até drones), mas a excelencia desta artista era tanta, que muitos anos depois, ao fazer um voo por cima da obra descobriram que a a parte de cima da cabeça era arrendondada e os fios de cabelo perfeitamente planejados. Frédéric podia simplesmente ter feito uma cabeça chata, sem cabelos, afinal "niguém" poderia ver, não é verdade?

Pois bem, fazer sempre o melhor, independente de qualquer situação, vai fazer sua empresa ter boa fama, ser reconhecido pelo seus clientes, funcionários, governo e mesmo que não tenha nenhum "benefícios" notável, certamente sua empresa jamais estará envolvida nas situações como a Boate Kiss e  Mineradora Samarco. Se não deseja ter excelência para perpetuar a sua marca tenha pelo menos para preservar vidas.

Até breve


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração!! Seus comentário são um sinal de prestígio e enriquece os conhecimentos dos leitores.