Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Siga o líder!! ou não?

Já houvi muito falar que temos que ficar de olho na concorrência, que deve seguir os lideres e o que eles fazem no mercado.

Mas também houvi alguns ditados populares do tipo "Galinha que acompanha pato, morre afogado", "Pássaro que segue morcego, acorda de cabeça para baixo", mas a que eu mais gosto "Quem só segue o líder nunca lidera".

Então o que fazer?
A questão é que de fato é importante saber como seus concorrentes atuam no mercado, mas não significa que sua empresa deve ser uma cópia da concorrência, Você pode aprender com seus concorrentes principalmente com os lideres de mercado que possivelmente já resolveram aquela questão que você ainda não encontrou uma solução,


Deve se ter muito cuidado, hoje por exemplo vivemos uma crise econômica cruel e o que tenho visto é que os concorrentes que eu acompanhava ou até mesmo relatado por amigos empresários é que eles quebraram, agora imagina se eu estivesse seguindo eles. Certamente você vai conhecer uma loja de calçados por exemplo que fechou as portas enquanto outras abriram filiais no mesmo período, isso só acontece porque estavam em rotas distintas ao invés de seguirem no mesmo rumo.

Veja um outro exemplo, os chineses (não generalizando, claro) são conhecidos pelo hábito de copiarem marcas famosas, são especialistas nisso, mas quantas marcas famosas deles você consegue lembrar? O resultado é uma briga apenas de preço, que sei não precisar fazer um discurso aqui de como isso é fatal para os negócios. Por outro lado, a evolução tecnológica deles também é uma referencia, aprenderam tanto copiando que são capazes de seguir além, isso porque eles aproveitam o que já foi descoberto, é seguir aquela frase frase que você já deve ter decorado "não vai inventar a roda", mas é possível evoluir.

O que tiro desta comparação e sigo em meus negócios, aproveito tudo que meus concorrentes já sofreram para que eu não tenha que sofrer, mas se quero liderar (na verdade quero meu espaço ao sol, minha fatia do bolo), busco pela inovação que pode ser representada de várias formas nos negócios, ainda que a palavra "inovação" faça a mente correr rapidamente para tecnologia este conceito é muito mais amplo, busco diferencial para que minha marca seja lembrada,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração!! Seus comentário são um sinal de prestígio e enriquece os conhecimentos dos leitores.