Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Empreender vrs Administrar

Talvez uma das piores descoberta que tive ao montar meu próprio negócio foi que empreender e administrar são coisas bem distintas.

As dificuldades burocráticas e administrativas no inicio dos negócios são o grande choque de realidade.

Ainda que eu tenha trabalhado em setores administrativos enquanto funcionário, sendo um deles responsável por vários setores burocráticos, não foi suficiente para tornar a tarefa de ter o próprio negócio mais fácil.


Quando idealizamos um negócio, dificilmente se planeja como será do dia-a-dia das rotinas administrativa de nossos negócios, acabei vislumbrando a parte empreendedora e comercial, fazendo um serviço inovador, cheio de diferenciais mercadológicos e com uma estratégia comercial bem agressiva aí vai para burocracia da constituição da empresa, que até aí tudo bem eu sabia que ia ser passageiro, mas uma vez aberta..... vem as papeladas, controle disso, documento daquilo, órgãos do governo para dar satisfação, controle de folha de ponto de funcionário, controles fiscais e um mundo de papeis. 

Nos primeiros 3 anos eu me via chegando no escritório as 07:00 saindo as 19:00 e em casa trabalhando até as 03:00 para consegui manter o negócio funcionando. De fato não são apenas burocracias que diferenciam o sonho da realidade, mas as rotinas operacionais, tarefas do dia-a-dia do seu negócio que quando ainda no inicio, quando o capital (no meu caso e sei que em muitos outros) é baixo e restrito, não podendo contratar funcionários de backoffice (que apoiam nas rotinas) acabaram me tirando da estratégia de negócio e me arrastando para operacional, o que é um perigo pois pode atrasar o desenvolvimento do negócio.

No meu caso, somente após o 3º ano tive capital para contratar um assistente que me permitiu não somente a focar mais na parte estratégia do meu negócio, quanto também ter um ganho na qualidade de vida.

Em uma matéria recente na Exame 17% apontaram como dificuldade de tocar o próprio negócio exatamente na burocracia e atividades administrativa e outros 17% no poucos recursos financeiros (falta de fluxo de caixa) onde acredito que um está relacionado ao outro.

Aprendi da maneira mais difícil que empreender e Administrar são assuntos distintos mais diretamente relacionados, confesso que avaliando minhas caracteriscas pessoais ainda vou contar muito com suporte de administradores pois tenho um perfil muito mais empreendedor e fico insatisfeito quando me vejo preso em rotinas operacionais. Por isso, sugiro que caso você decida montar seu próprio negócio se conheça mais e veja se está preparado para este desafio, ou planeja como irá resolver este dilema.

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração!! Seus comentário são um sinal de prestígio e enriquece os conhecimentos dos leitores.