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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

2016 já começou!

Isso mesmo, não estou ficando louco, se espera ter sucesso em 2016 você tem que começar agora.

Muitos empreendedores lembraram agora que o ano já está no fim e estão correndo para tentar salvar o ano. Se é do varejo que tem expectativa de ter o melhor mês do ano em vendas e ainda está tudo sem planejar a má notícia é que certamente não terá bons resultados, ou pelo menos, não os melhores possíveis.


Mas como o tema é de 2016 não vou entrar muito neste mérito, o que desejo com este post é chamar a atenção para aqueles que não estão trabalhando hoje para o ano que já está aí. É comum, ainda mais para o microempresario pensar no ano somente quando ele já começou, o pior, nem pensar, deixar o ano entrar e vê o que vai dar. Assim colhem resultados por consequência e não por planejamento e quando decidem em fim pensar no ano acabam deixando começar tudo para depois do carnaval, o que pode ser fatal e para ter uma ideia disso vou fazer uma continha rápida: (embora estes "atrasadinhos" terão o beneficio de que o carnaval será em fevereiro) então serão 2 meses navegando no escuro, se o ano tem 12 meses isso significa que 16,67% do ano você não faz ideia do que vai dá. Em um faturamento anual de 100 mil por exemplo significa que R$ 16.670,00 está jogado a própria sorte.

O pior é se quando acordar e for planejar o ano descobrir que alguém mais "esperto" que você já está ocupando seu lugar no mercado, ou acha que os cliente vão esperar sua boa vontade?

Para estes tem uma boa noticia, pode colocar a culpa na economia que não deve melhorar tanto ou até nas eleições municipais, assim quando fechar o ano terá justificativas (e não resultados) para avaliar.

Agora, se por outro lado, o que deseja é buscar resultados e ter um ano melhor que o anterior vou dar algumas dicas, que já estou aplicando e espero que te ajude também. (desejo daqui um ano dividir com vocês os resultados colhidos com esta atitude e espero contar histórias de vocês também)

Planejamento de negócios não é promessa de fim de ano:  Sabe aquela velha tradição que se tem de planejar perder uns quilinhos, liquidar umas dívidas, parar de fumar que nunca viram resultados e voltam para promessas do fim do ano seguinte, pois é, para seus negócios esta mentalidade tem que ficar bem longe.

Planejamentos pessoais também contam: Como meu objetivo é passar minha realidade e de vários micro-empreendedores, é difícil separar a pessoa da empresa. Faça seu planejamento pessoal também, e veja o quanto ele pode interferir no planejamento profissional. Se está planejando tirar umas férias por exemplo, defina quando e quanto vai gastar com isso, quantos dias ficará fora e como se manterá informado. Afinal sua empresa terá que está pronta para ficar sem você neste período, terá certamente que fazer uma organização financeira para adequar o novo gasto, pessoas receberão delegações antes da sua partida e assim por diante.

Como foi 2015? Gosto muito de uma frase " suas cicatrizes mostram por onde passou, mas não para onde vai. (autor desconhecido)", é muito importante fazer um balanço do ano, e buscar entender os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos. O positivos vão mostrar suas qualidades e forças, os negativos vão te mostrar o que não deve ser feito novamente ou se são fraquezas (como sofrer quedas com oscilações do mercado) busque alternativas e soluções para que sofra menos, mas acima de tudo, seja qual for o resultado que teve, eles não te definem então siga em frente.

Seja claro com suas expectativas: Não basta falar que quer sua empresa cresça, tem que descrever "crescer" quanto? Qual faturamento você quer ter este ano? Para chegar neste faturamento precisa de quantos clientes? de onde vão vir estes clientes? estas e outras perguntas devem está com respostas claras em seu planejamento para o ano, com prazo e metas. Por exemplo: se precisa de 10 clientes novos por mês, veja quantas apresentações precisa para ter este número de fechamento, então providencie uma estratégia para que se tenha todos os meses a quantidade de apresentações compatíveis com esta expectativa.

Comece agora! Isso mesmo, se deseja mais cliente comece a prospectar agora, afinal você quer clientes em Janeiro, ou não? Então, muitos esquecem que para ter clientes em Janeiro tem que prospectar antes, está pronto, se esperar para começar no inicio do ano certamente só vai ter resultado depois do carnaval como disse acima.

Busque aprofundar neste assunto e certamente terá grandes resultados em 2016, não deixe sua empresa pela própria sorte.

Até breve

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