Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Não tem sócio? Forme um braço direito!!

Empreender já não é uma tarefa muito fácil, tentar fazer tudo sozinho é loucura.

Caso escolha montar uma empresa sem sócios, forme uma pessoa para dividir parte do peso, lhe servirá de apoio aos negócios ainda que seja apenas um bom ouvinte para seus pensamentos.

Montar uma empresa sem compor uma sociedade é cada vez mais comum, principalmente nos micro negócios, mas tentar fazer tudo sozinho é loucura é muito importante contar com pessoas que podem te ajudar em diversos momentos e dificuldades que vai passar pelo caminho. 

Para suprir esta necessidade é necessário que forme um "braço direito", alguém que vai receber sua confiança e lhe apoiar de diversas formas.

Já visitei diversas empresas pequenas ou micros que contavam com uma pessoa, que na ausência do empreendedor é capaz de tomar pequenas decisões, resolver conflitos, absorver atividades secundárias e até apoiar de forma emocional (como já disse em outras postagens, a atividade de empreender é muito solitária).

Mas, é preciso ter alguns cuidados, pois também vi, nestas passagens, muitos abusos e exageros de atribuições sobre as costas deste profissional, chegando o mesmo a ser considerado pelos funcionários mais importante que o próprio dono do empreendimento.

#Braço direito não é sócio

Este profissional não assume o risco do negócio, portanto deve receber seus salários e proventos independentes do desempenho da empresa. Também não se deve transferir a responsabilidade de decisões muito fora das atividades dos mesmos. 
Ele continua sendo um funcionário, então não abandone, acompanhe suas atividades.

#Poderes e deveres bem definidos

Para que não haja conflitos e não fique vago demais tanto para este profissional quanto para demais da equipe, é fundamental que os poderes e deveres estejam bem definidos.

#Confiança

Confiança é conquistada, então vá devagar, entregue atividades e avalie seu desempenho.

#Respeite a CLT

Cuidado, este é o tipo de funcionário que recebe as maiores indenizações, lembre-se novamente, ele não é um sócio, então está regido sobre a CLT e deve seguir todas as regras, ou seja, ele não pode trabalhar 12 horas por dia e fazer Tudo na empresa.

#As expectativas

Seja claro com que espera dele para que possa ser avaliado.

#Reconheça

méritos a quem merece e é de direito, o que mais frusta este tipo de profissional é receber igual a todos e o empreendedor nunca reconhecer a sua importância dentro dos negócios. Tenha planos de metas e resultados, salário ou bonificações diferenciadas e principalmente dê méritos aos trabalhos desenvolvidos por ele.

#Lidere

Você deve liderar sua empresa, equipe e este funcionário, afinal a empresa é sua. Embora se esta for uma dificuldade para você este profissional pode assumir a liderança da equipe, mas ele vai precisar de uma referencia que será você.

#Parentes e amigos

Este vale um monte de discussões, de forma geral deve se avaliar muito bem e respeitar todas as dicas acima.

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração!! Seus comentário são um sinal de prestígio e enriquece os conhecimentos dos leitores.