Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Procrastinação, saia desta!

Uma palavra que defini uma atitude muito comum e que tem consequências desastrosas.


Se há o hábito de deixar tudo para amanhã, é uma grande obstáculo para o sucesso de qualquer negócio.



Esta é uma daquelas coisas que um consultor começa a falar porque sofreu com ela. Lembrei desta palavra justamente porque me comprometi a escrever ao menos um post por dia e ontem deixei para mais tarde, depois deixei para anoite e acabei deixando para manhã e então senti o sentimento de Culpa. Pensando sobre este sentimento lembrei desta palavra, como ela já atrapalhou meus negócios no passado.


Para quem não conhece ainda esta palavra, ela que defini aquela atitude de deixar tudo para depois e evitar tarefas. Em consequência há uma grande perda de produtividade que trazem consigo o sentimento de culpa e vergonha por não cumprir com seus deveres.



Existem alguns perfis mas vou citar dois que vejo mais comum: 



O largado, sabe aquele "sujeito" que está sempre de alto astral, não leva nada a sério e está tudo bem, pois é, este perfil dificilmente se concentra nas atividades e vai deixando tudo para depois, há também 



o Falso Produtivo aquele que faz um monte de coisas o dia todo e no final do dia tem a sensação de que não fez nada, simplesmente porque fez um monte de tarefas secundárias "fugindo" das tarefas importantes que exigiriam tomada de decisão, concentração ou responsabilidade.



Algumas desculpas são clássicas vou citar algumas que certamente você conhece:



Tempo é o mais utilizado, ou por falta de organização ou simplesmente porque tem utilizado o tempo do trabalho para realizar atividades de pouca relevância. Outro dia estava prestando consultoria a funcionária administrativa aguarda liberação financeira do proprietário para pagar um imposto, mas teve que esperar o empresario terminar de ler as postagens de seus amigos no facebook (este que é hoje um grande influenciador da procrastinação).

Aqui cabe uma série de avaliações e discussões que trarei novamente em outros post.


A Dificuldade de algumas atividades que vão exigir um maior nível de dedicação e concentração são as maiores "vítimas" desta atitude. Quantas vezes já vi funcionários deixarem para fazer relatórios nos últimos instantes, ou vários empresários deixarem de fazer planejamentos estratégicos devido o quanto "esforço" teria que fazer.



Agora vou listar rapidamente alguns vilões, assim poderá fazer uma alto avaliação que combater a procrastinação na sua rotina:



Celulares: O maior vilão, principalmente com aplicativos de redes sociais e wathsapp



Fofoca/Bate papo: Os profissionais gastam horas do seu dia nos corredores conversando assuntos aleatórios nos corredores de sua empresa. Na segunda falam do final de semana, na quinta do futebol, na sexta promando o final de semana, sócios falando das vidas pessoais e problemas conjugais... Conversa faz bem, mas há limites.



Internet: Você começa lendo uma matéria importante e acaba no site de esportes



Pausa para café ou cigarro: Uma coisa é parar alguns minutos para respirar, outra coisa é levantar da sua mesa 5 vezes dentro de uma hora sem motivo.



Checar e-mail: Se sua caixa de e-mail está lotada de correspondências não lidas com certeza você é um procrastinador.



Excesso de foco ou não delegação: Duas atividades quase que casadas, a dificuldade de delegar acaba gerando um volume de foco em atividades menos estratégicas que geram grande volume de demanda, sensação de está abraçando o mundo.



Fica dica: Combata estes fatores para que não seja um obstáculo para seus resultados, não é fácil, bastará um deslize e se verá fazendo de novo, quando isso acontecer, leia este post novamente, foque e vá em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração!! Seus comentário são um sinal de prestígio e enriquece os conhecimentos dos leitores.